Publicado por: mudaobairro | Julho 21, 2008

Conheça as 10 Propostas Vencedoras em 2008!

Depois do júri ter seleccionado os 10 projectos a apoiar no âmbito do Concurso “Muda O Bairro”, cada equipa procurou obter as respectivas autorizações legais para dar início à proposta apresentada.

Apesar do esforço de todos e de muita persistência das equipas participantes, 3 dos 10 projectos seleccionados não conseguiram obter as devidas autorizações dentro dos timings definidos e, deste modo não irão ser apoiados com o montante atribuído.

Assim, as equipas “Os Marionetas”, “Cool Workers” e os jovens do “Bairro Mais” acabaram por ser substituídas pelas “Ervas Daninhas”, “Ramalde R.M.D.” e “Muda o Meu Bairro que eu Mudei o Teu”.

Aqui vos deixamos um breve resumo de cada proposta:

 

Radical’08

Concelho: Vila Nova de Gaia – Bairro da Guarda

A equipa “Radical’08”, do projecto Desafios, constituída por 5 jovens de idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos, pretende reabilitar uma zona de espaço livre que se encontra ao abandono na parte de trás do bairro do Guarda.

A ideia base é criar um espaço polivalente – “Radical ‘08” – composto por um Ringue de Futebol, um  Ringue de Street-Basket e um Palco, permitindo qualificar esta zona e transformá-la numa área de desporto e lazer

A dinamização desta iniciativa, para além do apoio financeiro do PE, irá contar com o apoio local do Consórcio do Projecto Desafios em Oliveira do Douro.

 

 

Terra Com’batida

Concelho de Beja – Bairro Beja II

O grupo “Terra Com’batida ”, do projecto Escolhas Pró-Bairro, constituído por 5 jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos pretende construir um campo desportivo, para desenvolvimento de actividades desportivas e de lazer.

O espaço onde se pretende desenvolver o projecto é actualmente uma zona de terreno baldio e a ideia é que este seja substituído por um campo de futebol de 5 “totalmente verde”, com base num conceito ecológico, utilizando materiais e estruturas não fixas.

A dinamização desta iniciativa, para além do apoio financeiro do PE, irá contar com os seguintes apoios locais: Câmara Municipal de Beja, Junta de Freguesia Santiago Maior.

Rio Ave Team

Concelho: Vieira do Minho – Espaço Público à entrada da Vila de Rossas

A equipa “Rio Ave Team”, do projecto Incluir, constituída por 5 jovens de idades entre os 19 e os 23 anos, pretende intervir num espaço à entrada da freguesia de Rossas, com a criação de uma Escultura Urbana.

Esta intervenção irá permitir a recuperação e requalificação de uma zona pouco cuidada, transformando-a numa referência na paisagem e num símbolo de beleza urbanística, numa zona que é por si só muito diversificada em termos de características e ambiente.

Todo o espaço será delimitado por um muro em granito, e será um painel turístico com o mapa da freguesia e com os pontos de maior interesse turístico. Os espaços verdes propostos estão destinados a vegetação e arvoredo predominantes do local.

A dinamização desta iniciativa, para além do apoio financeiro do PE, irá contar com os seguintes apoios locais: Câmara Municipal de Vieira do Minho; Junta de Freguesia de Rossas.

 

Mais Jovem

Concelho de Vila Nova de Gaia – Bairro D.Armindo Lopes Coelho

A equipa “Mais Jovem”, do projecto Mais Jovem, é constituída por 5 jovens com idades compreendidas entre os 17 e os 23 anos que pretendem criar um espaço de convívio e lazer no Bairro, que promova o bem estar e a qualidade de vida dos moradores

A concretização desta ideia vai permitir a melhoria das churrasqueiras, a pintura de muros e a colocação de ecopontos, assim como a criação de uma horta comunitária e de espaços para desenvolver actividades com as crianças e jovens residentes, o que também será uma aposta educação ambiental.

A dinamização desta iniciativa, para além do apoio financeiro do PE, irá contar com os seguintes apoios locais: Junta de Freguesia do Olival; Olival Social; Parque Biológico de Gaia; SUMA, Tinpreda; Robbialac; Câmara Municipal de Gaia, Gaia Social.

KOVA M Street – Concelho da Amadora – Bairro da Cova da Moura

A equipa “KOVA M Street”, do projecto Nu Kre Bai Na Bu Onda, constituída por 5 jovens com idades compreendidas entre os 19 e os 25 anos, apostou na identificação e qualificação do espaço do Bairro.

A ideia central é a colocação de placas identificativas dos nomes das ruas, apelando também ao seu sentido histórico e significado que tiveram em todo o processo de evolução e crescimento do bairro.

A base artística que dará forma a esta ideia é a placa de azulejo através da qual serão identificadas as dezenas de ruas, travessas, becos e largos do Bairro da Cova da Moura.

A dinamização desta iniciativa, para além do apoio financeiro do PE, irá contar com os seguintes apoios locais: Junta de Freguesia da Buraca e Associação Cultural Moinho da Juventude.

TRANSFORMERS

Concelho da Amadora – Bairro do Zambujal

O grupo “Transformers”, do Projecto Percursos Acompanhados, constituído por 5 jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos irá reabilitar um túnel de passagem regular de peões para acesso aos serviços e que divide fisicamente o bairro do Zambujal, localizado na Buraca, da restante freguesia.

A intervenção em curso irá permitir melhorar as condições de iluminação, de limpeza deste túnel, bem como do seu espaço envolvente.

Tendo por base a temática da música, escolhida com o intuito de ser universal e comum a todos os povos, irão ser pintados diferentes instrumentos musicais de origem africana, cigana e portuguesa, pretendendo-se o embelezamento do túnel e a dignificação do espaço.

A dinamização desta iniciativa, para além do apoio financeiro do PE, irá contar com os seguintes apoios locais:

Junta de Freguesia da Buraca; Câmara Municipal da Amadora; Comissão Social de Freguesia da Buraca; Associação de Moradores do Bairro do Zambujal; PSP de Alfragide; CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social / CooperActiva.

 

Ervas Daninhas

Concelho de Alcobaça – Parque Florestal

E equipa “Ervas Daninhas”, do projecto Percursos Alternativos, constituída por 5 jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos, pretende criar um Parque de Desporto Natureza.

A concretização desta ideia vai permitir o aparecimento de um espaço de expressão pessoal, corporal e social onde através do desporto na natureza as crianças e jovens se possam desenvolver, respeitando o meio ambiente.

A dinamização desta iniciativa, para além do apoio financeiro do PE, irá contar com os seguintes apoios locais: Associação Barafunda, Apoio do Consórcio do Projecto, Junta de Freguesia da Benedita, Bombeiros Voluntários da Benedita, Agrupamento de Escolas da Benedita, Externato Cooperativo da Benedita, Associação de Empresários da Benedita, Apoio de uma Instrutora de Desporto Aventura certificada, Apoios de empresas locais (Serralharias, Carpintarias, etc.)

 

JIPE Team

Concelho de Vila Franca de Xira – Bairro Municipal de Povos

A equipa “JIPE Team”, do projecto Poder (Es)colher, é constituída por 5 jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos e pretendem realizar modificações de aproveitamento numa caixa de areia existente no bairro, transformando uma zona que neste momento não tem utilidade num espaço de convívio e lazer entre os moradores do bairro.

A proposta baseia-se no aproveitamento do contorno da caixa que será tapada com pavimento em pavé (de cor avermelhada), à excepção de três grandes caldeiras, rematadas em pedra calcária, onde serão colocadas três árvores “Ácer Negundo”. Pretendem colocar bancos de jardim, mesas e cadeiras, e uma papeleira.

Dado que  Povos tem uma grande carga histórica a intervenção vai também incluir a afixação de painéis de azulejos com desenhos alusivos a dimensões históricas de Povos, nas várias estruturas do espaço.

A dinamização desta iniciativa, para além do apoio financeiro do PE, irá contar com os seguintes apoios locais: Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Museu Municipal e Agrupamento de Escolas Dr. Vasco Moniz.

 

Ramalde “R.M.D.”

Concelho: Vila Nova de Gaia – Bairro do Ramalde

A equipa Ramalde “R.M.D.”, do projecto Raiz, é constituída por jovens entre os 18 e os 21 anos e pretende requalificar o ringue desportivo do Bairro de Ramalde, de modo a poder ser utilizado para a dinamização de várias actividades desportivas.

Esta intervenção vai centrar-se na limpeza e pintura do muro, reparação das redes e balizas, arranjos da zona envolvente e na dinamização de acções de formação para toda a comunidade para manutenção do equipamento.

A concretização desta ideia irá permitir o desenvolvimento de uma zona de desporto e de convívio para a população local.

A dinamização desta iniciativa, para além do apoio financeiro do PE, irá contar com os seguintes apoios locais: Câmara Municipal do Porto; Junta de Freguesia de Ramalde; Colégio de Nossa Senhora do Rosário.

Muda o Meu Bairro que Eu Mudei o Teu

Concelho de Almada – Bairro do Laranjeiro

O equipa “Muda o Meu Bairro que Eu Mudei o Teu”, do projecto XL, constituída por 5 jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos, pretende intervir sobre o espaço anexo à sede do Projecto.

A ideia é transformar o espaço circundante à vivenda que alberga o projecto tornando-o numa zona multiusos, aberta à comunidade, para a dinamização de actividades lúdicas e culturais.

Esta intervenção vai permitir fomentar a participação dos jovens e da comunidade local, através do acesso a uma Zona Lounge (visionamento de filmes e música), Zona de Convívio (jogos comunitários), Zona da Cozinha/Bar; Zona de Palco Multiusos (dança, teatro, música) e Zona de Lazer.

A dinamização desta iniciativa, para além do apoio financeiro do PE, irá contar com os seguintes apoios locais: LeroyMerlin”, “Decatlhon”, “LTintas”.

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: